Docentes da UFMT decidem fim de greve na sexta

30/08/2011 23:08

 Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidem na próxima sexta (2) se vão manter ou suspender a greve iniciada no dia 24 de agosto em assembleia geral marcada para as 8h no auditório da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat).

Em assembleia muito disputada na manhã de hoje, a categoria avaliou os impactos do acordo assinado entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e o governo federal, na última sexta (26), em Brasília, aceitando o reajuste salarial de 4% e a incorporação de uma das gratificações, a Gratificação Específica do Magistério Superior (GEMAS). A data de implementação da proposta é março do ano que vem.

Semana passada, em assembleia, os docentes da UFMT haviam encaminhado contra a assinatura desse acordo, junto com outras oito universidades, mas foi voto vencido. Das 53 seções sindicais presentes em reunião em Brasília, 19 aprovaram o acordo, apesar de compreender que a proposta do governo federal não atende aos anseios da base.

Até sexta, o comando de greve organizará as sugestões propostas pela plenária de hoje para a composição da pauta local de reivindicações, independente da greve continuar ou não. Os professores entendem que é preciso pensar a universidade com urgência e reforçam que os problemas são muitos na instituição.

Entre as sugestões de pauta, docentes citaram a convocação imediata de uma assembleia geral universitária estatutária e paritária, a democratização das relações dentro da Universidade, a transparência das contas da Fundação Uniselva, o fim do estágio probatório e a ampliação do tempo para pesquisa.


Da assessoria

fonte: Circuito MT

 

 

link

CAEst -UFMT

04/12/2012 14:26