Técnicos da UFMT encerram greve e voltam na segunda
24/09/2011 14:10
Após mais de 3 meses em greve, técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retornam as atividades na próxima segunda-feira (26). A decisão foi tomada em assembleia, onde a grande maioria votou pelo fim da paralisação.
Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade (Sintuf), Antônio Assunção, o sindicato segue as instruções da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), que pediu as assembleias em todas as cidades que mantinham a greve. “A Fasubra solicitou que a paralisação fosse suspensa, mas por meio de votação”. Ele disse ainda que a categoria perdeu negociações com o governo federal por estarem em greve. “Agora voltamos à estaca zero”, disse o coordenador.
O orçamento do governo federal para 2012 foi encerrado em agosto, com a isso a categoria perdeu a chance de terem atendidas algumas reivindicações, como o reajuste salarial. Eles pedem o equivalente à R$ 1.635, pois recebem em início de carreira R$ 1.034. Agora, os técnicos terão que esperar até 2013 para retomarem as negociações.
Com o fim da greve, os estudantes do campus Cuiabá voltam a ter acesso ao Restaurante Universitário (RU) e à biblioteca, além de outros serviços que estavam interrompidos.
