Decisão dos professores da UFMT sobre a greve
05/09/2011 22:47Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram hoje, sexta-feira, 2 de setembro, em assembleia geral, suspender a greve iniciada pela categoria dia 24 de agosto, mas só vão voltar às aulas no dia 12. Antes disso, semana que vem, em duas assembleias gerais, marcadas para terça (6) e quinta (8), vão construir uma pauta de reivindicações local, que diga respeito aos muitos problemas na UFMT, desde estruturais até políticos. As assembleias serão convocadas pela Associação dos Docentes da UFMT (ADUFMAT) e serão realizadas, ambas, às 8 horas no auditório da seção sindical.
Os docentes da UFMT avaliaram que seriam negativos os impactos de continuar a greve sem a adesão majoritária das demais universidades federais do país. Além da UFMT, apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) fizeram greve, mas ambas já encerraram o movimento, a UFPR no dia 1/9 e a UFT dia 31/8.
Na última sexta-feira, 26 de agosto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), ao qual a ADUFMAT é ligada, depois de diversas mesas de negociação com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília, assinou acordo com o Governo Federal, acatando a proposta de reajuste (4%) e a incorporação da GEMAS (Gratificação Específica do Magistério Superior), para março de 2012. O acordo sinalizou o recuo às bases.
Mesmo assim, os docentes da UFMT entendem que devem se manter mobilizados até março, quando as promessas devem ser efetivamente praticadas. Nas assembleias da semana que vem será tirado um calendário de atividades para os próximos meses.
O comando de greve irá encaminhar um ofício à reitoria da UFMT informando sobre o fim do movimento.
fonte: Keka Werneck, da Assessoria de Imprensa da ADUFMAT S.Sind. (9922-9445)